Directrizes de Boas Práticas para o Ensino de Cursos Baseados em Mindfulness

O Budadharma segue as Directrizes de Boas Práticas para o Ensino de Cursos Baseados em Mindfulness, sugeridas pela BAMBA – British Association of Mindfulness-based Approaches.

Estes princípios orientadores foram desenvolvidos para promover boas práticas no ensino de cursos baseados em mindfulness. Estes cursos destinam-se a ensinar mindfulness ao participante do curso, de forma a que possam ajuda-lo em problemas de saúde física e/ou psicológica e com os desafios contínuos inerentes à vida. Estas directrizes cobrem programas baseados em mindfulness secular, com um currículo definido, normalmente de oito sessões com o professor e em grupo, e com 30 a 45 minutos de prática pessoal diária em casa, promovendo desenvolvimento e aprendizagem experiencial; têm igualmente um compromisso claro de se basear em evidências científicas.

Um Instrutor de cursos baseados em mindfulness deve possuir os seguintes requisitos:

A. Formação prévia ou experiência relevante

  1. Qualificação profissional em saúde mental ou física, educação ou assistência social, ou experiência de vida equivalente, reconhecida pela organização ou contexto dentro do qual o ensino terá lugar.
  2. Conhecimento das populações às quais levará a abordagem baseada no mindfulness, incluindo experiência de ensino, prestação de cuidados terapêuticos ou de outro tipo com grupos e indivíduos, a menos que esses conhecimentos e experiência sejam fornecidos a um nível adequado através da própria formação de professores.
  3. Formação profissional em saúde mental que inclua o uso de abordagens terapêuticas baseadas em evidências (se estiver ensinando o MBCT).

B. Formação de professores – Mindfulness Based Teacher Training (MBTT)

  1. Familiarização com o programa através da participação pessoal no curso de formação que está a aprender a ensinar, com particular aprofundamento pessoal de todas as principais práticas de meditação deste programa baseado em Mindfulness.
  2. Conclusão de um programa rigoroso e aprofundado de formação de professores – MBTT – ou percurso supervisionado durante um período mínimo de 12 meses.
  3. Consciencialização ética do programa em que está a trabalhar.
  4. Consciencialização e reconhecimento das limitações e limites da sua formação e experiência.
  5. Envolvimento num processo regular de supervisão com um mentor de mindfulness certificado que inclui:
    A. Oportunidade de investigar e refletir sobre o seu processo pessoal na relação com a sua prática pessoal e a sua prática de ensino.
    B. Receber feedback regular sobre a sua prática de ensino de um mentor de mindfulness certificado, através de gravações de vídeo, a participação de um mentor nas sessões ou a colaboração na facilitação de um curso com o mentor.
  6. Participação num retiro de meditação residencial em silêncio de cinco dias (mínimo), orientado por um professor de mindfulness.

C. Requisitos contínuos de boas práticas

  1. Compromisso contínuo com práticas pessoais diárias de meditação mindfulness formal e informal e participação anual em retiros.
  2. Garantir contacto contínuo com colegas que ensinem programas baseados em mindfulness, para partilha de experiências e aprendizagem colaborativa.
  3. Processo contínuo e regular de supervisão, por um mentor de mindfulness certificado, que inclui as áreas acima citadas em B5.
  4. Compromisso contínuo com a prática reflexiva apoiada, através da visualização de gravações de sessões de ensino pessoais, conexão com professores de mindfulness e leitura regular de livros relacionados com mindfulness.
  5. Envolvimento em formação adicional para desenvolvimento de habilidades e compreensão no ensino de programas com abordagens baseadas no mindfulness.
  6. Compromisso em manter-se atualizado com as mais atuais evidências relacionadas com as abordagens baseadas em mindfulness.
  7. Contínua adesão à estrutura ética adequada ao seu campo profissional.

Lista das principais escolas de formação para programas baseados em mindfulness:
• MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction | https://medschool.ucsd.edu/som/fmph/research/mindfulness/Pages/default.aspx
• MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy | http://mbct.co.uk/
• Breathworks | www.breathworks-mindfulness.org.uk
• MBLC – Mindfulness Based Living Course | www.mindfulnessassociation.net
• MBCP – Mindfulness Based Childbirth and Parenting | www.mindfulbirthing.org
• MBRP – Mindfulness Based Relapse Prevention | www.mindfulrp.com
• MBAR – Mindfulness Based Addiction Recovery | www.valeriemason-john.com/mindfulness-based-addiction-recovery
• Mindfulness for Life | www.youthmindfulness.org/
• MBCT-L – Mindfulness-based Cognitive Therapy for Life | www.oxfordmindfulness.org

Espera-se também que os professores de cursos de menor intensidade baseados em Mindfulness, tais como workshops ou cursos de introdução ao mindfulness, se orientem por estas directrizes.

Traduzido e adaptado de: BAMBA – British Association of Mindfulness-based Approaches
https://bamba.org.uk/teachers/good-practice-guidelines/