Áudios

Estas meditações são guiadas pelo João Palma. É nosso desejo que sirvam, tanto aqueles que estão a começar uma nova jornada pelo mindfulness, como aqueles que com mais experiência, procuram recursos de suporte à sua prática pessoal. Que o seu uso seja em benefício de todos os seres. Pode também seguir estas e outras meditações no Insight Timer ou no YouTube.


Metta Bhavana
Metta é a fundação dos 4 Incomensuráveis (Brahma Viharas) e uma qualidade de coração que todos temos presente e que podemos desenvolver. Na meditação Metta, cultivamos bondade, benevolência e amor incondicional para todos os seres, incluindo nós mesmos, usando frases, e imagens para melhor reforçar essa intenção. Terminamos com um poema de Naomi Shihab-Nye.


Consciência aberta
Começamos por cultivar foco e concentração, trazendo assim maior estabilidade à mente. Uma vez mais presentes, abrimos a consciência a toda a nossa experiência, física, mental e emocional, momento a momento, com uma atitude de curiosidade e não julgamento. Nesse espaço de abertura, simplesmente repousamos numa presença aberta e infinita. Terminamos com um poema de Mary Oliver.


Rastreio corporal
Convidamos a mente a percorrer o corpo, tomando consciência das suas partes, notando dor, tensão, desconforto, relaxamento, prazer. Sem interferir, reconhecemos que vamos tendo maior escolha na forma como nos relacionamos com todas as sensações que vamos experienciando, sejam elas agradáveis, desagradáveis, ou neutras. Terminamos com um poema de Derek Walcott.